segunda-feira, 15 de novembro de 2021

São Jorge Rendado


 Com visibilidade dentro e fora do País, Carla Schwab participa do projeto cultural “Novembro Azul”, com coordenação do pós-doutor e crítico de arte Oscar D'Ambrosio, importante intelectual da arte nacional, o qual escreveu uma expressiva crítica artística sobre a obra “São Jorge Rendado”. Agradeço muitíssimo!

Carla Schwab, natural de Pelotas, RS, e radicada em Curitiba, PR, em “São Jorge Rendado”, feita com tinta acrílica sobre tela PET (material termoplástico reciclável das garrafas) de 42 x 30 cm, apresenta, dentro do princípio de uma produção sustentável, uma pintura que homenageia o Santo Guerreiro. A artista utiliza figurações geométricas circulares em tramas, criando, como ocorre nesta obra, mandalas rendadas que dialogam com a figuração humana. O pincel, nesse processo criativo, é utilizado, como ocorre neste trabalho, como uma agulha de crochê. Simbolicamente, o cavalo branco indica a pureza e a santidade do cavaleiro, sendo as suas armas espirituais para enfrentar o dragão que simboliza o mal. O mesmo branco, além disso, também se faz muito presente nas cerimônias da Páscoa, lembrando a Ressurreição de Jesus e a vitória sobre a morte que Ela representa.
Oscar D’Ambrosio

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, graduado e em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras e Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Literatura Dramática pela ECA-USP, mestre em g Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, doutor e pós-doutor no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e crítico de arte. 
www.oscardambrosio.com.br

#carlaschwab5 #artedecarlaschwab #mandalarendada #artesustentavel #arteparanaense #artecuritiba #artecarlaschwab #artebrasileira #artegaleria #galeria #arquiteturadeinteriores #designinteriores#@renatajanones

Nenhum comentário:

Postar um comentário